Casos Mundiais
Suposto OVNI que apareceu na China continua um mistério
Um objeto voador não identificado é visto nesta foto tirada por um residente no distrito de Xiaoshan de Hangzhou, capital da província do leste de Zhejiang, em 21h00min de quarta-feira. (Fonte: China Daily)
BEIJING, 10 de julho (Xinhaunet) - O objeto voador não identificado que interrompeu o tráfego aéreo de Hangzhou, durante uma hora na quarta-feira não identificado.
"Nenhuma conclusão foi ainda estabelecida", disse Wang Jian, chefe do controle de tráfego aéreo da Administração da Aviação Civil da China de Zhejiang (CAAC), para a Xinhua News Agency.
Alguns meios de comunicação especularam que o OVNI poderia ser um avião particular, com base no crescente número de aeronaves de propriedade privada, na província de Zhejiang.
Mas Wang disse que a possibilidade de ser um avião particular foi "apenas uma suposição".
Uma fonte com conhecimento do assunto, disse ao China Daily antes que o objeto tinha uma ligação exercícios militares.
Um membro do pessoal do aeroporto de Hangzhou Xiaoshan disse que um objeto foi avistado primeiro piscando sobre o céu da cidade por volta das 20h: 30min de quarta-feira. No entanto, o objeto não apareceu no radar do aeroporto.
O aeroporto de Xiaoshan foi fechado até as 20h: 45min devido a preocupações com a segurança, e só voltou a operar às 21h: 41min.
Uma dezena de vôos foram desviados para outros aeroportos e seis vôos sofreram atrasos de saída de até quatro horas.
De acordo com o jornal Shanghai Evening News, mais de 2.000 passageiros foram afetados com estes fatos.
Foi a primeira vez que um aeroporto na China foi fechado num prazo muito devido a um OVNI, disse um membro da equipe da CAAC do leste da China, que não quis ser identificado.
"Nós devemos primeiro descobrir como o proprietário obteve a aprovação para fazer este objeto", disse o agente, acrescentando que: "até mesmo um balão tem que ter permissão das autoridades antes de decolar".
O objeto cintilante poderia ter sido uma luz no horizonte refletindo em um avião voando muito alto, dada a boa visibilidade do objeto no céu, disse Zhu Dayi, que trabalha no Observatório de Xangai, que ainda acrescentou que tais fenômenos acontecem geralmente em torno de uma hora após o pôr do sol.
"Se a velocidade do objeto cintilante era extremamente elevada, poderia ser uma aeronave militar", disse ele, "mas não se pode concluir nada agora porque as informações que temos são limitadas".
De acordo com funcionários do aeroporto, ainda não ficou claro se as autoridades deveriam ser responsabilizadas por negligência do dever - se houver algum. A CAAC da China Oriental e o aeroporto dividem suas áreas de responsabilidades de acordo com a altitude da aeronave.
Quanto a quem deve pagar pelos prejuízos para as companhias aéreas cujos vôos foram desviados, um representante da indústria disse que os custos devem ser pagos pelo proprietário do objeto não identificado.
Fonte: China Daily