Teorias da conspiração famosas já deveriam ter sido confirmadas, diz físico


Você já deve ter ouvido falar em algumas das quatro teorias da conspiração mais famosas do mundo: o homem nunca esteve na lua; o aquecimento global não é real; vacinas causam autismo; e a cura do câncer já existe, mas está sendo mantida um segredo pelos grandes laboratórios farmacêuticos. Mas qual é a chance de revelações tão importantes quanto estas nunca serem confirmadas?
O físico David Grimes, da Universidade de Oxford (Inglaterra), criou uma equação para determinar quanto tempo e quantas pessoas uma revelação desse tipo conseguiria enfrentar até ser investigada e confirmada. Com essas duas variáveis (tempo e quantidade de pessoas envolvidas no escândalo), ele analisou algumas teorias da conspiração.

Para que um segredo qualquer continue sem ser exposto por pelo menos dez anos, é necessário que menos de mil pessoas estejam envolvidas nele. Para sobreviver por cem anos, o número de pessoas cai para 125. Portanto, as quatro teorias apresentadas no primeiro parágrafo são pouco prováveis de serem reais e ainda não terem sido confirmadas.
“Meus resultados sugerem que uma conspiração com mais de cem pessoas entra em colapso rapidamente”, explicou Grimes para o jornal The Guardian. Seus cálculos acontecem com base em um “cenário perfeito”, em que o segredo não é investigado externamente e em que os envolvidos são ótimos em guardar segredos.
Para criar sua equação, ele estudou escândalos reais, como a espionagem ilegal feita pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), que foi revelada por Edward Snowden em apenas seis anos.
“Não é todo mundo que acredita nessas teorias que é maluco. Eu espero que, ao mostrar como algumas teorias são improváveis de serem reais, algumas pessoas possam reconsiderar suas opiniões”, defende. “Enquanto acreditar que o homem nunca esteve na lua não traz nenhum problema, acreditar em informações falsas sobre vacinas pode ser fatal”, alerta ele. Sua pesquisa foi publicada na revista Plos One.
Confira as conclusões de Grimes sobre as quatro famosas teorias da conspiração:

4. O homem não pousou na lua

Se a presença do homem na lua fosse uma mentira, cerca de 411 mil funcionários da NASA saberiam, e a farsa teria sido revelada em apenas três anos e sete meses.

3. O aquecimento global não acontece

Se o aquecimento global fosse um mito, ele também teria sido exposto em 3 anos e sete meses.

2. Vacinas causam autismo

A conexão entre vacinas e autismo teria sido revelada entre 3 anos e dois meses e 34 anos e oito meses.

1. A cura do câncer já existe, mas está sendo ocultada

Se fosse real, esse escândalo teria sido exposto em apenas três anos e dois meses.

Fonte: http://hypescience.com
Tecnologia do Blogger.