Nasa mostra fotos de flor que nasceu na Estação Espacial Internacional



Nesta terça (19), a Nasa apresentou fotos de uma flor cultivada na Estação Espacial Internacional (ISS).
Desde maio de 2014, os astronautas que ali vivem mantém um projeto para cultivar plantas no espaço. Já nasceram alfaces e outras plantinhas, mas esta é a primeira vez que uma flor nasce longe da gravidade terrestre.
A flor, uma zínia, foi semeada em 16 de novembro de 2015. Ainda desbotada, como no poema de Drummond, a flor conseguiu completar seu ciclo de crescimento apesar da alta umidade da ISS, do estresse, a baixa circulação do ar da microgravidade e falta de luz natural.
Ela sofreu o ataque de mofo, devido à umidade. Então, o astronauta Scott Kelly removeu as folhas mofadas, congelou a -80ºC para enviar à Terra para fins de pesquisa, e limpou o resto das folhas.

Por incrível que pareça, quanto mais dificuldades as zínias sofrerem, melhor. O importante é o aprendizado que os astronautas e as equipes de cientistas daqui da Terra podem obter para empregar no futuro, em possíveis colônias espaciais.




Fonte: http://www.brasilpost.com.br/

Share on Google Plus

About Henrique Halbercone

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.