Luzes misteriosas são fotografadas na superfície do planeta anão, Ceres


A descoberta de suas luzes misteriosas na superfície do planeta anão Ceres deixou os cientistas da NASA intrigados.
Mas, com a sonda US Dawn estando prestes a entrar em órbita do planetóide, logo o mistério deverá ser resolvido.
Ceres é o maior objeto no cinturão de asteroides, que fica entre Marte e Júpiter.  Ele é o menor planeta anão encontrado no sistema solar, tendo o diâmetro de aproximadamente 950 km.
As imagens foram obtidas de 46.000 km de distância e mostram que uma área com luzes no planeta, as quais aparecem próximas a outras áreas levemente mais escura“, disse a NASA numa liberação de imprensa ontem.
Ambas as luzes aparecem na mesma bacia.
Isto pode estar apontando para algo com origem vulcânica das manchas, mas teremos que esperar por melhor resolução [de imagens] antes de fazermos tais interpretações geológicas“, disse Chris Russell, da missão Dawn.
A sonda entrará na órbita de Ceres em 6 de março.
Os cientistas esperam receber melhor visualizações das misteriosas luzes à medida que a sonda se aproxima de Ceres.
A área brilhante continua muito pequena para ser resolvida com nossa câmera, mas, apesar de seu tamanho, ela é mais brilhante do que tudo mais em Ceres.  Isto é realmente inesperado e ainda um mistério para nós“, disse Andreas Nathues, encarregado da câmera.
Os cientistas detectaram vapor d’água emitindo de Ceres em 2012 e a NASA relata que a superfície do planetóide contem “minerais carregados com água“.
Fontesmh.com.au / OvniHoje
Share on Google Plus

About Henrique Halbercone

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.