26 áudios históricos da NASA que você precisa ouvir



Se você adora tudo aquilo que envolve a exploração humana do espaço, assim como nós, não pode deixar de conhecer e acompanhar o acervo de áudios que a NASA vem disponibilizando no SoundCloud. A conta agrega desde importantes registros históricos até curiosos sons do espaço que permitem ao ouvinte se transportar, pelo menos por alguns segundos, para fora deste mundo. São verdadeiros documentos dignos de integrar a coleção de qualquer grande museu espacial, mas que graças aos excelentes esforços de divulgação científica da agência estão online e disponíveis para qualquer um escutar – e o melhor, dá até para baixá-los no seu computador ou smartphone. Já pensou usar o clássico "Houston, we’ve had a problem" como toque para aquela pessoa um pouco ~indesejável?
Separamos duas playlists incríveis que você precisa ouvir: a primeira, chamada Solar System & Beyond Sounds (Sons do Sistema Solar e Além), reúne 15 sons verdadeiros do espaço que mais parecem efeitos especiais de alguma superprodução de ficção científica. Nela é possível encontrar coisas interessantíssimas – o bipe emitido pelo satélite soviético Sputnik, o primeiro da história a entrar em órbita; gravações de ondas de rádio em que a sonda Cassini captura o som de Saturno e de sua lua Encélado; registros que a sonda Voyager captou de um relâmpago em Júpiter e de ondas no espaço interestelar; e até adaptações sonoras dos padrões de luz de estrelas distantes recebidos pelo satélite Kepler.
A segunda chama-se Apollo Sounds (Sons da Apollo). Como o nome sugere, a lista contém áudios de diferentes missões Apollo: você poderá escutar conversas entre os astronautas e o centro de controle da NASA e as inesquecíveis frases da Apollo 11 "The Eagle has landed", proferida quando o módulo de pouso aterrissou com sucesso na Lua, e "One small step for (a) man, one giant leap for mankind", dita por Neil Armstrong ao deixar sua primeira pegada na superfície lunar. O tenso comunicado e futuro bordão "Houston, we’ve had a problem" da Apollo 13 também está aqui. Outras falas interessantes são as do presidente dos EUA John F. Kennedy, nas quais ele se compromete a enviar um homem à Lua e trazê-lo de volta em segurança até o final da década de 60 – façanha até então inédita e promessa que pautaria a exploração espacial americana nos anos seguintes.
Escute abaixo as playlistsSe você se interessou pelo assunto, pode explorar outros áudios na conta da NASA no SoundCloud. Recomendamos também dar uma olhada nos incríveis sons disponibilizados pelo coronel e ex-astronauta Chris Hadfield em sua conta na plataforma, que documentam diversos aspectos sonoros da vida na Estação Espacial Internacional.






Fonte: http://revistagalileu.globo.com
Tecnologia do Blogger.