Supertelescópio enxerga colisão de galáxias

Clique para ampliar

São Paulo- O mais complexo observatório astronômico terrestre já construído foi oficialmente inaugurado- e já revelou sua primeira imagem: detalhes impressionantes da colisão das galáxias Antennae.
O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), é um telescópio ainda em construção no Chile que, em 2013, terá 66 antenas ao longo de 16 km funcionando como um único equipamento. Atualmente, 1/3 delas já observa o universo com comprimentos de onda mil vezes maiores do que a luz visível.Essas ondas longas permitem enxergar objetos extremamente frios e distantes no espaço.
A qualidade da imagem deve melhorar consideravelmente quando o ALMA estiver pronto, mas seu supercomputador capaz de fazer 17 quadrilhões de operações por segundo já revelou a primeira imagem, com detalhes que não podem ser vistos em luz visível ou infravermelho.
As Antennae são um par de galáxias em colisão com formatos distorcidos. O ALMA revela as nuvens de denso gás frio em seu interior que formam novas estrelas. É a melhor imagem do tipo já feita das Antennae.
Durante seus primeiros nove meses de funcionamento, o ALMA será usado apenas para uma centena de projetos – do total de 900 submetidos por pesquisadores de todo o mundo. Conforme for concluído, o telescópio, uma parceria entre Europa, América do Norte e Leste da Ásia, deve ajudar amis pesquisadores a desvendar os mistérios do espaço.
Fonte: Por Paula Rothman, de INFO Online
Tecnologia do Blogger.