NASA se prepara para potenciais danos causados por chuva de meteoros em outubro de 2011


Se o céu começar a cair em outubro, não se assustem, pois é  mes da chuva de meteoros anual Draconidea.
A NASA está avaliando o risco que a vindoura chuva de meteoro Draconidea poderá causar nas espaçonaves em 2011.  Esta é uma chuva de pequenas rochas espaciais que pode durar 7 horas e potencialmente danificar espaçonaves como a Estação Espacial Internacional e o Telecópio Espacial Hubble.

Esta avaliação é mais uma arte do que ciência, mas os operadores de espaço naves já estão sendo notificados para tomar medidas defensivas.

De acordo com William Cooke, do Meteoroid Environment Office da NASA, os atuais modelos de previsão de meteoros projetam uma forte chuva Draconidea, possivelmente uma tempestade, em 8 de outubro de 2011.  As Draconideas apresentam algum risco às espaço naves, confirmou Cook.

Esta chuva anual de meteoros geralmente não é muito brilhante, disse Cooke.  Ele também disse que a taxa horária de intensidade para 2011 pode variar de algumas dezenas de meteoros até várias centenas, para um único observador.

Contudo, o modelo apresentado indica que este ano a chuva poderá chegar à taxa máxima de várias centenas de meteoros por hora.

Cooke disse que uma grande parte das anomalias que podem ocorrer nas espaço naves por chuvas de meteoroides são causadas por descargas eletrostáticas quando o mesmo se choca contra o satélite.

Apesar de nenhum problema elétrico ter sido relatado durante os fortes chuvas Dracronideas de 1985 e 1998, ele disse que a falta de anomalias no passado não deve ser menosprezada pelos operadores de satélites em 2011.

No caso das Draconideas, as chances de anomalias elétricas não são altas devido às velocidades baixas dos meteoroides.

A Estação Espacial Internacional está pesadamente blindada contra lixo espacial.  Sendo este o caso, “nós não esperamos qual algo demais aconteça lá“, disse Cooke.

Porém, segundo Cooke, as Draconideas deverão fornecer um espetáculo ímpar para a tripulação da estação espacial.

Fonte: http://ovnihoje.com
Share on Google Plus

About Henrique Halbercone

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.