Fonte das 6 maiores erupções ocorridas na Terra é encontrada


A meia dúzia de erupções vulcânicas mais titânicas da história da Terra – incluindo a que pode ser relacionada com a extinção dos dinossauros – podem ter surgido de um mesmo reservatório antigo de uma rocha super quente perto do núcleo da Terra.

Os gigantescos dilúvios de lava, conhecidos como basaltos de inundação, têm sido relacionados a diversas extinções em massa ao longo da história. Um exemplo é a série colossal de erupções vulcânicas perto do fim da Era dos Dinossauros, entre 67 e 63 milhões de anos atrás, que criou os “traps do Decão”, na Índia – grandes depósitos vulcânicos que originalmente podem ter coberto 1,5 milhões de quilômetros quadrados, mais de duas vezes a área do Texas.

As origens dessas efusões de lava catastróficas ainda não são claras. Novas pistas começaram a surgir no ano passado com uma pesquisa em basaltos de inundação que eclodiram 62 mil anos atrás. Eles vieram de uma parte da camada do manto da Terra quase tão antiga quanto o próprio planeta, com 4,5 bilhões de anos.

Essa camada sobreviveu praticamente intacta desde que a formação do núcleo da Terra. Como foi encontrado basalto nesse fluido antigo, os cientistas começaram a investigar amostras de cinco basaltos de inundação, incluindo o atol (ilha feita de corais e outros invertebrados) Ontong Java, no Pacífico – resultado do maior evento vulcânico da história da Terra.

Os pesquisadores descobriram nos seis maiores basaltos de inundação – incluindo o de Ontong Java – as mesmas características geoquímicas do reservatório primitivo, que está cerca de 2,9 mil quilômetros abaixo da superfície da Terra, perto da fronteira entre o manto e o núcleo.

Esse reservatório é muito rico em elementos produtores de radioatividade como o urânio, tório e potássio. Quando a lava quente se eleva, causa derretimentos na crosta terrestre que, por sua vez, causam as temíveis destruições. [LiveScience]

Fonte: Stephanie D’Ornelas / http://hypescience.com
Tecnologia do Blogger.