Novo tipo de aeronave voa como se fosse de origem extraterrestre

D-Dalus: poderá vir a substituir nossos helicópteros... e muito mais

empresa austríaca de pesquisas IAT21, desvendou um novo tipo de aeronave que poderá fazer com que o helicóptero se torne obsoleto.  De acordo com seus desenvolvedores, o D-Dalus pode se aproximar gentilmente e silenciosamente como um balão de ar quente, pairar no ar, rotacionar em qualquer direção e voar tão rápido quanto um jato.

Diferentemente das aeronavesVTOL ou helicópteros, ele pode facilmente enfrentar condições climáticas adversas, ou os conveses instáveis de porta-aviões.

O sistema de propulsão consiste essencialmente de quatro jogos de discos rotativos, cada um impulsionado a 2.200 rpm por um motor convencional.  Os discos são cercados de lâminas cujos ângulos de ataque podem ser alterados, permitindo empuxo em qualquer direção.

Isto o permite a decolar verticalmente, pairar no ar em uma posição fixa e viajar e rotacionar em qualquer direção.  Ele pode até mesmo ‘aderir’ ao convés de um navio, impulsionando-se para baixo.

Aparentemente, ele é mais fácil de pilotar do que um helicóptero, com o uso de um único manche, e pode ser consertado por um mecânico de automóveis, se necessário.  Devido ao fato de não haver partes externas móveis, tais como rotores, ele tem um ângulo de visão de 360 graus.  Um sistema de sensores permite que ele voe através de pequenos espaços e paire próximo a um despenhadeiro ou paredão.

Inicialmente, os projetistas dizem que o sistema de propulsão deverá ser usado em sondas robô, ou ‘drones‘ para missões de resgate.

Porém, eles dizem que em testes as versões maiores parecem ser mais eficientes e menos complexas, o que significa que não há razão para não serem usados como aeronaves de passageiros.

Neste momento, sua maior versão só pode levantar uma carga de 70kg, embora a IAT21 esteja trabalhando com a Cranfield University do Reino Unido, para construir uma versão maior e mais possante.

Share on Google Plus

About Henrique Halbercone

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.