NASA tira imagens de Helene, uma das luas de Saturno



A sonda Cassini, da NASA, capturou novas imagens da lua de Saturno Helene, conhecida como a rainha do gelo. O satélite passou a uma distância de 6968 quilômetros dela, mais de um ano depois da última vez que foi sobrevoada, em março de 2010.
Desta vez as imagens estão em melhor qualidade, já que forneceram o lado iluminado na lua de Saturno, virado para o sol.
Não é a toa que Helene é considerada a rainha do gelo. Ela se destaca entre as mais de 60 luas de Saturno por várias razões. A lua congelada é um dos quatro “satélites troianos” no sistema de Saturno. Esse satélites são chamados assim porque partilham da mesma órbita de um outro satélite. No caso de Helene, a lua de mesma órbita é a Dione, ainda maior do que a rainha.
A superfície de Helene ainda revela barrancos e falhas que podem ter surgido por deslizamentos de terra (ou, neste caso, gelo). [MSN]
Share on Google Plus

About Henrique Halbercone

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.