Asteróide passará próximo à Terra dia 27 de Junho



O asteróide recém descoberto, 2011 MD, passará a somente 12.000 quilômetros da Terra nesta segunda-feira, dia 27 de julho.

Analistas da NASA dizem que não há chances desta rocha espacial atingir a Terra.  Mesmo assim o encontro é tão próximo que a gravidade do nosso planeta irá alterar profundamente a trajetória do asteróide. (Ver foto ao lado)
Quanto estiver mais próximo da Terra, o 2011 MD passará durante a luz do dia sobre a parte sul do oceano Atlântico, próximo à costa da Antártica.  À medida que se afastar da Terra, ele irá passar através da zona de satélites geosincronizados.  As chances de colisão com um satélite ou com “lixo espacial” são extremamente baixas, mas possíveis.

Julgando pela luminosidade do asteróide, ele mede de 5 a 20 metros em diâmetro e de acordo com o Programa para Objetos Próximos à Terra da JPL da NASA, espera-se que objetos deste tamanho que se aproximem da Terra, venham a cada 6 anos, em média.

Por um breve momento, o asteróide poderá ficar brilhante o suficiente para ser visto com um telescópio de tamanho médio.

Acesse o site da NASA no seguinte link para ver a órbita do asteróide: ssd.jpl.nasa.gov/

Tecnologia do Blogger.