O Sol em Alerta !

As sondas heliosféricas da NASA/ESA SOHO e STEREO veem capturando nos últimos dias explosões solares sem precedentes. O Video abaixo foi disponibilizado pelo site da SOHO e mostra uma grande e rápida ejeção de massa coronal ocorrida no dia 8 de abril deste ano.O Sol 
é representado pelo circulo branco.




O sol saiu de um período de anormal de hibernação e resfriamento durante os anos de 2008 e 2009 a um estado um estado anormalmente furioso para este ano. O Proximo máximo solar (período que o sol apresenta o máximo de sua atividade)  que está previsto para 2014 parece ter se antecipado, ou quem sabe, se os cálculos estiverem certos, estamos prestes a passar por um dos maiores máximos solares que a sociedade moderna já presenciou.


ClicloSolar que estava previsto para 2012 foi recalculado para 2014 devido periodo de hibernação anormal do Sol entre 2008 e 2009



As Ejeções de massa coronal proveniente do deslocamento do campo eletromagnético retorcido do sol chegam a ser bem maiores do que o próprio sol e se lançadas em direção a Terra podem ter consequências devastadoras sobre nosso sistema de telecomunicações e de energiaelétrica.

Ejeção de massa Soronal Solar


 A Terra conta com uma proteção natural contra as tempestades solares, que é o nosso campo eletromagnético, que funciona como um escudo, repelindo a matéria expelida pelo Sol em direção aos espaço. Mas, diante de uma tempestade muito forte, os danos não podem ser evitados.

Campo magnético protetor da Terra.

Em 1859 a embrionária sociedade moderna, sentiu os efeitos da fúria do Sol sobre as telecomunicações. Uma tempestade solar que atingiu diretamente a terra naquele ano, fez o sistema de telegrafo parar de funcionar por vários meses.  Em 1989 o sol libertou uma tempestade que mandou abaixo a energia no Quebeque.  Mais recentemente em 2003 dois satélites que orbitavam à volta da terra foram destruídos bem como um instrumento de outro que orbitava em Marte.
Infelizmente, a ciência não poderá fazer muito caso um jato de energia superaquecida venha a atingir a terra. O máximo que podemos fazer, é desligar nossos sistemas elétricos quando a próxima tempestade vir nos atingir.
Atualmente as sondas SOHO e STEREO além como diversos observatórios na terra, são nossos anjos da guarda, emitindo alertas diários ou semanais que podem permitir as companhias de energia do mundo todo, desligarem seus sistemas nos casos de tempestades solares violentas que venham a atingir a terra.

Sondas Soho e Stereo trabalham em conjunto para enviar aos cientistas as mais detalhadas imagens e dados do Sol.

A Pergunta é: Será que as companhias de energia dão importância a esses alertas?
Se uma tempestade de grande magnitude atingir a Terra desprecavida nos dias de hoje, poderemos passar varios meses sem energia elétrica, o que causaria muitas mortes e desorganização na sociedade moderna que é totalmente dependente deste dipo de energia.
Nossos orgãos de fiscalização eletrica deveriam prestar mais atenção ao sol se não quiser que passamos do auge tecnológico a idade da pedra em menos de 8 minutos.

Fonte: Helmy J. Galindo / http://www.cubbrasil.net
 

Tecnologia do Blogger.