O mistério da “Partícula de Deus” pode ser resolvido até o final de 2012


LONDRES: Até o final de 2012, físicos dizem que poderão determinar se a teórica partícula chamada ‘Higgs boson’, ou “Particula de Deus”, a qual desencadeou uma procura para determinar sua existência, que já dura por décadas .
Estou muito confiante que até o final de 2012 teremos uma resposta à pergunta “shakespeariana” sobre a partícula de Higgs boson — ser, ou não ser? [existe, ou não?]“, disse Rolf-Dieter Heuer, diretor geral da Organização para Pesquisa Nuclear (CERN), para a Sociedade Real Britânica.
A CERN, ordenou que o Grande Colisor de Hádrons acelerasse a pesquisa para explicar a ‘massa’, que é um dos grandes mistérios da física.
A chave para isso, acredita-se ser a Higgs, uma partícula sub-atômica, cujo nome foi dado em homenagem ao físico britânico Peter Higgs, que propos sua existência em 1964.
Se ela for encontrada, uma das últimas peças deste quebra-cabeças será coloca em seu lugar dentro do famoso Modelo Padrão, o qual procura trazer todas as partículas e forças do Universo sob uma teoria única e unificada.
O Grande Colisor de Hádrons  – LHC (sigla em inglês), está localizado está localizado dentro de um túnel em forma de anel de 27 quilômetros, 10 metros abaixo do solo, que corta a fronteira da França e da Suíça.  Ele foi projetado para acelerar os prótons até velocidades próximas à da luz, em direções opostas, e então colidí-los uns contra os outros dentro de detectores do tamanho de uma casa, a fim de registrar restos sub-atômicos resultantes.
As colisões brevemente liberam  temperaturas até 100.000 mais quentes que o Sol, transitoriamente replicando as condições que prevaleceram nos milésimos de segundo após o ‘Big Bang’, o qual teoriza-se ter causado a criação do universo há 13.7 bilhões de anos.

Tecnologia do Blogger.