Nasa vai coletar amostra de asteróide para decifrar Sistema Solar



WASHINGTON — A Nasa enviará uma sonda a um asteróide em 2016 para coletar amostras que devem ajudar a compreender melhor a formação do Sistema Solar, anunciou nesta quarta-feira a agência espacial americana.
A missão "Origins-Spectral Interpretation-Resource", ou "Osiris-Rex", permitirá pela primeira vez aos Estados Unidos obter amostras de um asteróide para trazê-las ao nosso planeta.
"Trata-se de uma etapa crucial para alcançar os objetivos fixados pelo presidente Barack Obama para a exploração das profundezas do espaço", declarou o diretor da Nasa, Charlie Bolden, em um comunicado.
"São missões robóticas como essa que abrirão as portas para futuros voos espaciais tripulados até um asteróide e outros destinos distantes do espaço".
Os asteróides são restos deixados pela formação de um Sistema Solar há 4,5 bilhões de anos. Eles contém materiais presentes na origem do universo em seu estado puro, o que permitirá reconstruir as condições do nascimento do nosso Sistema Solar, explicam os pesquisadores.
Após um périplo de quatro anos, a sonda Osiris-Rex se aproximará do asteróide chamado 1999 RQ36, em 2020. Este asteróide tem um diâmetro de 633 metros, que é equivalente a cinco campos de futebol.
Quando a nave se encontrar a menos de cinco quilômetros do asteróide, os cientistas começarão a mapear detalhadamente sua superfície, o que deve levar cinco meses.
A equipe de cientistas da missão selecionará um lugar para que um braço robotizado pegue a amostra.
O custo dessa missão, sem incluir o lançamento da sonda, deve ultrapassar os 800 milhões de dólares, disse a Nasa.

Fonte: AFP
Tecnologia do Blogger.