Como detectar vídeos forjados de OVNIs


Com o advento da Computação Gráfica está ficando cada vez mais difícil de diferenciar um vídeo de OVNI genuíno de um forjado (‘fakes‘).
Como a função principal deste blog é o estudo dos OVNIs e a possibilidade de vida extraterrestre, baseados no wikihow, abaixo relacionamos algumas coisas que podem ser usadas para a determinação da legitimidade do vídeo.
Veja:
1. Antes de dar continuidade à sua pesquisa, jogue fora os vídeos que são obvias farsas.  Estes são os vídeos de OVNIs que claramente são feitos amadoristicamente, ou os que declaram “This is a joke!” (Isto é uma piada – em inglês).  Presumindo-se que você colocou suas forças de avaliação crítica ao trabalho, está na hora de partir para os próximos sinais de que o vídeo seja falso.
2. Olhe atentamente ao OVNI.  Há vários elementos que podem lhe ajudar a identificar um vídeo falso.  Aqui estão algumas coisas para se prestar atenção:
  • Você pode ver algo conectado ao suposto OVNI?  Por exemplo, arames, pedestais, etc. (Lembre-se que fios de nylon podem ser quase invisíveis e muito difíceis de se observar, assim procure por brilhos inesperados à medida que a filmagem avança).
  • O OVNI está se movendo de forma desengonçada, ou tremida?  A suposta tecnologia avançada não faria isto ocorrer. Se nem nosso retrógrados aviões voam assim, porque iria uma nave extraterrestre?
  • O OVNI desaparece repentinamente?  Teoricamente, estas naves poderiam desaparecer a hora que seu piloto achasse conveniente, mas porque eles iriam se revelar para simplesmente desaparecerem de um segundo para o outro?

3. Ouça.  Se houver som no vídeo, vale a pena escutar com atenção à medida que o OVNI passa.  O som parece real, ou ele lembra um filme de ficção científica barato?
  • Se o OVNI tiver emitindo som, provavelmente é falso.  É difícil saber, mas supomos que um OVNI na vida real teria muito cuidado para ser silencioso.  Porém, mais do que esta suposição, use sua audição cuidadosamente – muitos sons podem ser sintetizados e fáceis de fácil identificação como tal.
  • Se música estiver presente no vídeo, há uma grande possibilidade (mas não necessariamente) de que seja falso, pois quem publicou o vídeo está tentando criar uma atmosfera de emoção.  Ou seja, se alguém realmente filmou um OVNI, a emoção do fato o faria publicar o vídeo imediatamente, mesmo antes de pensar que uma “musiquinha” fantasmagórica ira tornar o vídeo melhor.
4. Olhe para os detalhes ao redor do OVNI. É ali que a maior parte dos vídeos pode ser desmascarada.
  • Se o OVNI estiver passando perto de algumas árvores, veja se os galhos das mesmas se deslocam. Se não se deslocarem, o vídeo é forjado.  Qualquer objeto grande em movimento desloca o ar.
  • Atente-se às sombras.  A sombra do OVNI combinam com as dos objetos ao seu redor?  Ou ainda, a sombra da pessoa que está filmando o evento está próxima à do OVNI (que supostamente estaria à distância)?  Isso indicaria que o OVNI é na verdade algo bem menor que está próximo ao “avistador”.
  • Preste a atenção se houver objetos refletidos na superfície do suposto OVNI. Se conseguir ver algo do solo sendo refletido no objeto, tal como um carro, ou a pessoa que estão filmando, isso poderia indicar que o vídeo não é de um objeto real, mas sim de uma miniatura suspensa.
  • Procure achar duplicatas de objetos no fundo da filmagem.  Por exemplo, árvores ou postes.  Se estes estiverem representados em uma sequência repetitiva, então o vídeo é falso.  Foi assim que o famoso vídeo do Haiti foi desmascarado. Haviam “clones” das palmeiras pelo vídeo.
  • O objeto em questão está sendo seguido pela câmera que parece saber exatamente para onde o objeto irá se mover?
  • A pessoa que está filmando repentinamente se cansa de filmar o objeto mesmo que ele esteja em plena vista?  Quem faria isto nesta ocasião tão excepcional?

5. O alegado OVNI o faz lembrar de algo familiar? Se a resposta for sim, é possível que um objeto comum tenha sido usado para forjar o vídeo.  Alguns dos objetos que podem ter sido utilizados são: nuvens, brinquedos, luminárias, tampas de latões de lixo, etc.

6. Confira a informação disponibilizada na Internet.  Usando as alegações do vídeo, faça uma pesquisa para averiguar os seguintes itens:
  • Datas.  As datas batem com a lembranças de outras pessoas sobre o avistamento em questão?
  • Há notícias disponibilizadas que falam a respeito do avistamento?
  • É possível encontrar um artigo ou site desmascarando o vídeo como sendo forjado?

7. Use lógica reversa.  Um boa forma de saber se o vídeo é forjado, é saber como um vídeo desses pode ser produzido.  Faça algumas pesquisas na Internet para descobrir como os vídeos falsos de OVNIs são feitos.  Com este conhecimento, torna-se bem mais fácil de detectar estes vídeos.  Um dos  elementos mais comuns para produzir um vídeo forjado de OVNI é a utilização de uma forma bem familiar de disco voador.  Você sabia que a forma de disco só se popularizou a partir de 1947, no incidente de Roswell?

8. Suspeite do vídeo se:
  • Não houver testemunhas, ou somente o cachorro ou a(o) esposa(o) testemunhou o evento.  Suspeite ainda mais se somente o cachorro for a testemunha.
  • O vídeo mostrar um objeto enorme sobre uma área populada, mas muitas pessoas não o notaram.
  • Tiver qualquer pessoa no vídeo agindo de forma suspeita, com reação exagerada (lembra-se do vídeo de Agudos, SP?).
  • For filmado de forma quase profissional.  Isto é a indicação que algum geek que despendeu horas trabalhando no aperfeiçoamento do vídeo.
  • For só uma luz parada no céu.  Na vida real estas luzes são chamadas de estrêlas e planetas.
Obviamente, há outras pistas que podem lhe ajudar a determinar se o vídeo é falso, mas o descrito acima é o básico a ser considerado.

Share on Google Plus

About Henrique Halbercone

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.