Astronomos dos EUA lançam uma procura por vida alienígena em 86 planetas

Telescópio Robert C. Byrd Green Bank

Um gigantesco radio telescópio no estado da Virgínia, EUA, começou a varrer 86 planetas similares à Terra, que foram identificados pelo Telescópio Espacial Kepler como tendo potencial para vida.
O instituto SETI está procurando por planetas rochosos, parecidos com a Terra, que tenham a temperatura entre 0 e 100ºC, onde a água possa existir em estado líquido.
Anteriormente,  nunca tivemos uma lista de planetas como esta“, disse o físico Dan Werthimer, diretor do projeto SETI em Arecibo, Porto Rico.
Como noticiado aqui no OVNI HOje em 21 de fevereiro passado, os cientistas do Kepler anunciaram que tinham encontrado 1.235 potenciais planetas orbitando estrelas similares ao Sol, na Via Láctea, inclusive 68 deles com o tamanho aproximado da Terra e 288 considerados ‘super Terras’ pelo seu tamanho.  Cientistas tem verificado e refinado as medições desde então.
O Telescópio Robert C. Byrd Green Bank irá agregar 24 horas de dados de cada um dos 86 planetas identificados esta primavera pelo telescópio Kepler.
O SETI também tem seu próprio telescópio, mas ficou sem verba devido à falta de financiamento (noticiado aqui no OVNI Hoje, no dia 27 de abril passado).
O telescópio  Green Bank, de Virgínia, pode ‘escutar’ muito mais que os outros equipamentos utilizados para este fim, chegando até a 300 vezes mais do que o telescópio de Arecibo em Porto Rico.  Isto significa que pode coletar em um dia o volume de dados que Arecibo levaria para agregar em um ano.
O projeto de Kepler irá durar aproximadamente um ano.  Torcemos para que desta vez realmente relatem os achados.

Share on Google Plus

About Henrique Halbercone

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.