Usina nuclear sofre explosão no Japão



Uma grande explosão atingiu no sábado uma usina nuclear do Japão que já tinha sido danificada pelo grande terremoto de sexta-feira.
Imagens da televisão japonesa mostraram uma explosão em um dos prédios da usina Fukushima 1, cerca de 250 quilômetros a nordeste de Tóquio. Além da nuvem de fumaça, também podiam ser vistos destroços atirados para longe da construção.
O porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, afirmou que o prédio de concreto onde está o reator número 1 da usina desabou, mas o contêiner de metal, dentro do qual está o reator, não foi danificado. Segundo Edano, os níveis de radiação em volta da usina já caíram depois da explosão.
A Companhia Elétrica de Tóquio, operadora da usina, informou que quatro funcionários ficaram feridos.
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, declarou estado de emergência em Fukushima Daiichi e Daini (também conhecidas como Fukushima 1 e 2), enquanto os engenheiros tentam confirmar se houve derretimento em um dos reatores de uma das usinas.
Esse é um procedimento automático depois que reatores nucleares são desligados em caso de terremoto, o que permite que as autoridades tomem medidas mais rápidas.
Nos últimos dias, outros dois reatores sofreram panes e nesta segunda-feira, um terceiro reator da usina nuclear de Fukushima, no Japão, registrou problemas no sistema de resfriamento.
Um porta-voz da operadora Tokyo Electric Power disse que os técnicos estão adotando medidas como injetar água do mar no reator número 2 da usina para evitar o superaquecimento da instalação.
Mais cedo, uma segunda explosão atingiu o reator número 3 de Fukushima, dois dias depois de um incidente semelhante envolvendo o reator número 1.
Segundo a agência de segurança nuclear do Japão, a explosão foi causada por um acumulo de hidrogênio. O incidente deixou onze feridos, um deles em estado grave.

Tecnologia do Blogger.