Nasa exibe imagem detalhada de cometa anão gelado

Pela quinta vez na história sonda chega tão próxima do núcleo de um cometa
por New Scientist

A Nasa divulgou nesta quinta-feira a primeira imagem em detalhes do cometa Hartley 2. A imagem foi registrada por um instrumento de média resolução a bordo da sonda espacial Deep Impact no momento em que ela passava próxima ao núcleo de gelo do cometa.



As imagens feitas pela sonda foram tiradas a uma distância de 700 quilômetros do cometa. Elas foram transmitidas por 37 milhões de quilômetros para as antenas da Nasa em Golstone, no Estado norte-americano da Califórnia.

Hartley 2 foi descoberto em 1986 pelo telescópio Schmidt, na Austrália. Ele pode ser visto da Terra a cada seis anos. Este jovem cometa tem um núcleo de apenas 1,4 quilômetro de diâmetro.

Este trabalho faz parte da missão EPOXi, um esforço para conhecer melhor estrelas e cometas extrasolares e foi a quinta vez na história que uma espaçonave passou tão perto do núcleo de um cometa.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI185117-17770,00-NASA+EXIBE+IMAGEM+DETALHADA+DE+COMETA+ANAO+GELADO.html
Share on Google Plus

About Henrique Halbercone

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.