Vazamento adia último lançamento do ônibus espacial Discovery

Nasa remarca voo final para as 18h17 da próxima terça-feira (2)
Agência espacial dos EUA deixará de usar este tipo de veículo em 2011.


O lançamento final do ônibus espacial Discovery foi adiado pela agência espacial norte-americana (Nasa) para a terça-feira (2), às 18h17 pelo horário de Brasília. O atraso foi justificado pelo órgão devido a um vazamento de hélio e nitrogênio no sistema de pressurização do veículo.

A última missão da Discovery estava marcada para as 24 horas anteriores, na segunda-feira (1). O veículo será mandado em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
 

A Nasa também mostrou preocupação com a proximidade das eleições parlamentares nos Estados Unidos, marcadas para terça-feira, e recomendou aos tripulantes que votem cedo.

Entre os participantes da última viagem do Discovery, estará o Robonauta 2, que vai ficar na ISS para experimentos sobre as condições de sobrevivência de humanos e de funcionamento de robôs em ambientes com gravidade menos intensa.

Começo do fim
Usado desde 1983, quando foi lançado pela primeira vez no Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida, leste dos Estados Unidos, a Discovery foi o responsável, entre outros destaques, por lançar ao espaço um dos principais telescópios disponíveis na atualidade, o Hubble. É o ônibus espacial há mais tempo em atividade da Nasa.

A Discovery será mais um ônibus espacial a ser "aposentado" pela agência espacial norte-americana. Até o primeiro semestre de 2011, outros veículos da frota deixarão de ser empregados em missões espaciais.

Detentor do recorde de permanência no espaço, com 351 dias em órbita, com 38 operações, 246 tripulantes, a Discovery já aterrisou 12 vezes na ISS e uma única vez na Mir, extinta estação espacial russa.
 


Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/vazamento-adia-ultimo-lancamento-do-onibus-espacial-discovery.html 

 
Tecnologia do Blogger.