O que é mais importante, água na Lua ou em Marte?


No Natal 1968, três americanos se tornaram os primeiros humanos a viajar para a lua. Os astronautas Jim Lovell, Bill Anders e Frank Borman viajaram para os 125,9 km da superfície lunar a bordo da Apollo 8. O trio permaneceu na órbita lunar por 20 horas e fez três giros completos [fonte: Nasa]. Eles tiraram fotos, incluindo a agora famosa foto do "nascer da Terra", que mantém-se como o imagem-símbolo da exploração espacial.


Sete meses depois, outros três americanos voltaram à Lua. Dois deles, Neil Armstrong e Edwin "Buzz"Aldrin, desceram com o módulo lunar até a superfície da Lua, e se tornaram os primeiros homens a andar na Lua.

Dez homens seguiram os passos de Armstrong e Aldrin. Em 1972, o programa Apollo, e com ele a corrida espacial entre EUA e União Soviética, chegou ao fim. De 1957 a 1972, começando com o lançamento do satélite Sputnik, os dois países estiveram cabeça a cabeça na reivindicação da superioridade além da atmosfera da Terra.

De lá para cá, a exploração espacial mudou. Os ônibus espaciais fazem frequentes viagens à Estação Espacial Internacional, transportando viajantes espaciais de muitas nações. Cientistas em solo também mudaram seu foco. Agora, além dos esforços a caminho para retorna à Lua, as pessoas estão de olho em uma viagem a Marte. A Nasa e outras agências espaciais enviaram sondas e até exploradores planetários - pequenos veículos robóticos - à superfície do planeta vermelho. Para fazer qualquer viagem a Marte, os cientistas devem, primeiro, entender o que os astronautas enfrentarão. As sondas reuniram informações valiosas sobre a superfície de Marte, mas uma descoberta pode ter mudado o jogo para sempre - a presença de gelo. Mas a mesma descoberta foi feita na Lua. Então, qual é mais importante, água em Marte ou na Lua?

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/
Tecnologia do Blogger.