NASA quer colonizar Marte

O director do centro de investigação da NASA, Peter Worden, apresentou a iniciativa «Hundred Year Starship», um projecto ambicioso de envio aeronaves até Marte com fim ao seu estabelecimento permanentemente no planeta vermelho, a partir de 2030.


«Os programas espaciais de hoje visam a colonização de outros mundos», declarou Worden durante um evento realizado em San Francisco. «Há 20 anos atrás, teríamos de o sussurrar, às escondidas, e acabaríamos por ser despedidos», citou o «The New York Times».

O projecto de colonização de Marte já angariou cerca de um milhão de euros, uma quantia avultada mas muito longe dos 7,2 mil milhões de euros necessários à concretização da iniciativa. No entanto, importantes investidores privados - como o co-fundador da Google, Larry Page - já manifestaram o seu interesse em contribuir. Segundo Worden, só Page poderá avançar com 720 milhões de euros.

A iniciativa da NASA assemelha-se, por oposição, ao projecto Russo de estimular a experiência de visitar Marte sem ter de deixar a Terra. Este projecto cumpre agora seis dos 18 meses que deverá levar a experiência que pretende replicar todos os aspectos de uma missão em Marte, à excepção da ausência de gravidade.

Fonte: http://diario.iol.pt/tecnologia/tvi24-tecnologia-nasa-marte-colonizacao/1203499-4069.html
Tecnologia do Blogger.