Asteróides que podem ameaçar a Terra entre as questões da ONU sobre o espaço sideral



Um grupo de trabalho das Nações Unidas atualmente está estudando a forma como a Organização deve responder a eventuais ameaças para o planeta provenientes de objetos próximos da Terra, tais como asteróides, disse na quinta-feira a diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral (Unoosa), Mazlan Othman.

O grupo de trabalho, criado no âmbito do Comitê das Nações Unidas sobre o Uso Pacífico do Espaço Sideral, deve fornecer recomendações que serão apresentadas à Assembléia Geral dos Estados-Membros para uma decisão sobre a resposta a ser tomada em relação a objetos próximos da Terra. “Temos agora um grupo de trabalho que apresentará um projeto sobre como as Nações Unidas devem lidar com esta situação”, disse Othman, que está em Nova York para participar das discussões na Assembléia sobre cooperação internacional sobre os usos pacíficos do espaço sideral.

Ela disse que a Comissão sediada em Viena (Áustria) também está discutindo, entre outras questões, sobre os detritos espaciais e a sustentabilidade em longo prazo da exploração espacial. “Todo o lixo espacial é muito perigoso, não apenas para os satélites, mas também para a vida humana devido à Estação Espacial Internacional”, declarou Othman. Outros tópicos na agenda da Comissão incluem benefícios na tecnologia espacial no espaço, na água e nas mudanças climáticas.

Fonte: http://www.ufo.com.br
Tecnologia do Blogger.