7 - Conclusões

Apesar de pesquisadores afirmarem que "amostras de plantas dos círculos dos campos têm sido cientificamente testadas por alguns dos melhores biólogos da Terra", não é possível encontrar artigos nem referências bibliográficas sobre nenhuma pesquisa científica corretamente conduzida, com métodos que excluam qualquer parcialidade tendenciosa, que tenham demonstrado que houve realmente alterações físicas sofridas pelas plantas nos locais de alguns dos círculos. Considerando que o tema é estudado há mais de vinte anos por centenas de pesquisadores em todo o mundo, considerando que o material para estudo é farto - surge no mínimo um círculo por dia na Inglaterra durante o verão - e considerando que os ensaios e técnicas requeridas em um estudo desta natureza são relativamente simples, não deveria ser difícil produzir e duplicar trabalhos comprovadamente isentos, que pudessem ser aceitos pela comunidade científica. O fato de tal estudo ainda não existir é o fato mais estranho em toda a história dos círculos nas plantações.

Em contraste com a falta de evidências realmente científicas e definitivas de origem extra-humana dos círculos, existe abundante e farto material documentado mostrando pessoas fazendo círculos. Muitos deles, por sua complexidade e perfeição, enganaram pesquisadores de longa data que declararam serem estes círculos genuínos, o que não é realmente uma surpresa devido à falta de critério existente para classificar um círculo como "genuíno" ou "falso".

As novas formações de Chibolton encurralaram os cerealogistas e os forçaram a excluir qualquer hipótese que não inclua alienígenas. Porque uma raça capaz de construir um artefato para atravessar milhares de anos-luz escolhe se comunicar com a raça humana através de mensagens em plantações é um mistério maior do que a própria mensagem. Para dizer o mínimo.

Ou seja, de um lado seres perfeitamente humanos buscando atenção, alimentando um mito ou simplesmente fazendo arte em campos de cereais. De outro seres extraterrestres de hábitos noturnos, ignorando sua avançada tecnologia e gravando enigmáticas mensagens em plantações de cereais, que só não foram descobertos ainda por causa da intervenção velada de agências secretas internacionais. As duas teorias explicam os círculos nas plantações. Qual você escolhe?

Talvez o falecido Carl Sagan estivesse certo quando dizia que o único motivo para a persistência dos círculos nas plantações é o dinheiro que o fenômeno movimenta.

Fonte: http://www.projetoockham.org
Tecnologia do Blogger.